Top 10 livros de 2012

Olá! 

Bom, quem é meu amigo no Facebook (se não é, pode vir a ser!) deve ter visto que sugeri a vários blogueiros cristãos, há alguns dias, que publicassem em seus respectivos blogs uma lista com os dez melhores livros que leram durante este ano. Já que propus tal coisa, resolvi fazer o mesmo.


Seguem, então, os dez livros que mais gostei no ano de 2012. Espero que a lista possa ser útil para você e que te influencie a adquirir alguma dessas obras no futuro.

Ah! Logo abaixo da lista, vou postar o link para algumas outras listas de blogueiros que fizeram o mesmo. Esta lista será sempre atualizada tão logo eu veja outras listas em blogs por aí.

Então, vamos aos livros!

FAÇAO livro cumpre muito bem ao que se propõe logo no subtítulo. Ele faz uma ótima abordagem acerca da vontade de Deus na vida do homem. Às vezes nossa preocupação excessiva em procurar “descobrir” qual a vontade oculta de Deus para nossa vida acaba sendo uma demonstração de falta de fé. É um excelente livro, de ler numa sentada!





CORAÇÃO DE PASTOR – John Sittema (Editora Cultura Cristã)
coracao de pastor_mLivraço! Tive a oportunidade de lê-lo, pois o mesmo foi exigido para dois trabalhos numa disciplina do seminário em que estudo. Sittema propõe um resgate da responsabilidade pastoral do presbítero regente, ou seja, do presbítero eleito pela igreja, que não é pastor formado por seminário. O autor defende que estes presbíteros também têm responsabilidades com a membresia da igreja tais quais os pastores formados em seminário (presbíteros docentes). Recomendado para ser estudado em grupo com presbíteros.


redimensionar_lightWindow
Não poderia faltar um livro sobre pregação por aqui. E este é simplesmente extraordinário! Do que li sobre pregação este ano, sem dúvida é o melhor. Olyott tem um jeito maravilhoso de escrever, claro, simples, com uma fluência incrível! Ele apresenta sete aspectos que tornam a pregação excelente. E no último capítulo, apresenta um modelo para a preparação de sermões que vale pelo livro todo.




CAVENão é uma obra de densa teologia, mas de aplicações práticas da teologia no viver. Harris escreve como se estivesse conversando amigavelmente com você num café. Ele expõe doutrinas basilares da fé cristã (arrependimento, expiação, pessoa e obra de Cristo, etc.) de uma maneira tão clara que fica quase impossível não compreendê-las. Como Harris é batista, não me identifiquei com ele numa convicção quanto ao batismo que aparece em dois parágrafos no final da obra, mas é algo que não desmerece, de maneira alguma, este excelente livro.


QUEM CUIDAUm consolo a pastores, líderes, e até mesmo ao membro comum da igreja. Rev. Wadislau tem um jeito quase poético de escrever, que soma-se a anos de experiência no ministério pastoral e no aconselhamento bíblico. O resultado disto é uma obra belíssima, confortante, confrontante e desafiadora. Sem dúvida, esta é uma obra que vem como um refrigério para a alma.




PECADOS INTOCÁVEIS – Jerry Bridges (Editora Vida Nova)
pecados_intocaveis_g
Eis aí uma obra realmente desafiadora. O título já é provocativo, e a obra mais ainda. Bridges apresenta diante de nós aqueles pecados bastante comuns, que praticamente passam desapercebidos por nós em nosso dia-a-dia, pecados, como o título original diz, “respeitáveis”. Diante disto, o autor nos desafia a não mais respeitar tais pecados, a “tocar” neles, e extirpá-los. O livro é cativante, difícil de parar de ler e que, ao final de cada capítulo, nos leva a uma profunda reflexão. Com argumentos profundamente bíblicos, é uma excelente leitura.

Uma obra pequena, mas de grande valor e importância. Stott, falecido em 2011, é daqueles escritores cristãos que sempre devem ser lembrados. Nesta obra ele trata de quatro aspectos da obra do Espírito Santo, a saber: batismo, plenitude, dons e fruto do Espírito. Não é uma obra de densa exposição teológica, mas eu a recomendaria como uma boa introdução ao assunto.





jesus-beberiaUma análise lúcida sobre a liberdade cristã no que tange ao uso de bebidas alcoólicas por cristãos. McDurmon me surpreendeu positivamente com esta belíssima obra. Seus argumentos são encharcados de embasamento bíblico e exegético. Um livro excelente para ser lido por todos os cristãos que têm dúvidas quanto ao assunto e, especialmente, para aqueles que já tem uma posição bem definida sobre o mesmo.



POR QUE AMAMOS A IGREJA – Kevin DeYoung e Ted Kluck (Editora Mundo Cristão)
IGREJABrilhante! Foi o primeiro livro que li de Kevin DeYoung e já me fascinei com o jeito de ele tratar as coisas. É uma defesa maravilhosa sobre a necessidade da existência da igreja e de ser membro ativo de uma igreja local, com argumentos muito sólidos na área teológica (expostos por DeYoung), e outros argumentos igualmente sólidos num aspecto mais prático (expostos por Kluck). Um verdadeiro "tapa na cara" na tendência "desigrejista" da atualidade.



EDWARDSLi de um fôlego só! Sabe aqueles livros que te cativam desde o início? Pois é, este é um. Não sou o tipo de leitor voraz, que lê muito rápido, mas este livro li em algumas horas que pareciam voar! Lawson divide algumas resoluções de Edwards em categorias e as desenvolve, trabalhando juntamente com o diário de Edwards. O livro me fez enxergar quão brilhante e quão piedoso foi Edwards, bem como me despertou para conhecer mais da obra dele.




Bem, este é o meu “Top 10”. Se tiver alguma boa sugestão de leitura, coloque-a nos comentários!

Em Cristo,

Arthur Corrêa

OBSERVAÇÕES:
1. Não coloquei os livros em ordem de preferência. Foram os dez que mais gostei. Um "Top 3" seria: 1º. Pecados intocáveis; 2º. As firmes resoluções de Jonathan Edwards; e, 3º. Por que amamos a igreja.

2. Eis algumas listas que já vi:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer em meio à crise? - Miquéias 7:7

Sobre José, caráter e presença de Deus

E se Jesus não tivesse nascido?