Os 10 melhores livros de 2014
No último ano acabei me
esquecendo de fazer esta lista. Este ano não, rs. Confesso que fui tentado a
fazer uma lista “Top 15”, mas resolvi manter o “Top 10”, e aí estão os melhores
livros que li este ano:
A cruz do Rei – Timothy
Keller (Vida Nova)
Como disse meu amigo
Maicon, “Nunca mais prego no Evangelho de Marcos sem antes ler o que Tim Keller diz!”. É maravilhoso! Keller é um dos meus autores
favoritos, mas neste livro ele se superou. É muito profundo, ao mesmo tempo em
que exala simplicidade. Keller uniu, com maestria, doçura e densidade, poesia e
argumentação sólida, piedade e teologia. Leia! Leia! Leia este livro!
Morte por amor – Mark
Driscoll, Gerry Breshears (Tempo de Colheita)
Driscoll, apesar de
suas falhas e polêmicas, será sempre um dos meus autores favoritos. Neste livro
ele mostra o porquê. Driscoll escreve fácil, de um jeito leve e cativante. Com
o subtítulo “Cartas da Cruz”, este livro apresenta vários aspectos da obra de
Cristo em nossa vida. Como o próprio subtítulo deixa claro, Driscoll escreve o
livro em forma de cartas. A participação de Breshears, além da consultoria
teológica, acontece no final de cada capítulo, numa seção de perguntas e
respostas sobre o assunto tratado.
A fé que nos foi dada,
Kevin DeYoung (org.) (Cultura Cristã)
DeYoung é um dos meus
autores favoritos (é, é a terceira vez que falo de autores favoritos aqui...
rs) e, apesar de não ser um livro só dele, fiquei curioso para lê-lo. A
proposta do livro é muito simples e com uma divisão muito lógica. É uma
introdução a alguns temas centrais da fé cristã, além de contar com uma
introdução à história da igreja e uma seção sobre a relação da fé cristã
reformada com assuntos contemporâneos. A lista de autores é de encher os olhos:
Darrin Patrick, Greg Gilbert, Tullian Tchividjian, entre outros. Livro muito
indicado para ser usado em escolas bíblicas em classes de novos membros e,
especialmente, em classes de jovens.
O segredo da vida ao pé
da cruz – C. J. Mahaney (Vida)
Esse livro foi uma
surpresa desagradável quando o recebi, e maravilhosamente agradável quando li.
Eu sabia que era um livro fino quando comprei, mas não que era pequeno em
dimensões. Pensei “Ah, livreto não...”. Já que tinha comprado e gosto muito do
autor, resolvi ler no mesmo dia que chegou. Grata surpresa! O que tem de
pequeno, tem de bom. Mahaney escreve bem demais, é claro nas ideias, muito
pastoral e profundamente bíblico. Ele mostra a importância de se viver uma vida
tendo a cruz de Cristo como referencial. Assim, ele nos convoca a uma vida
centrada, pura e simplesmente, no Evangelho. Vale muito a leitura!
Siga-me – David Platt
(Thomas Nelson)
Como diz um pastor
amigo, esse é “chicotim de fogo”. Sabe aquele livro que cada página parece um
soco na boca? Pois é, nesse livro aí parecem ser três socos e um pontapé.
Particularmente gosto de livros assim. Platt convoca-nos a libertar-nos de um
cristianismo nominal. Ele ressalta a importância de se viver, de fato, o
compromisso do discipulado com Jesus e relembra que seguir a Jesus é muito, mas
muito mais do que meramente fazer uma oração dizendo pra Jesus entrar em nosso
coração. Ótima leitura!
Um recado para os
ganhadores de almas. Horatius Bonar (Vida Nova)
Outro livreto
sensacional! Esse é daqueles que precisam ser lidos ao menos uma vez por ano.
Bonar exala paixão por Cristo e pelo Reino. Todo o livro é realmente muito bom,
mas o capítulo quatro merece destaque especial. Neste capítulo, Bonar
transcreve trechos e comenta a confissão dos ministros da igreja da Escócia, na
qual confessam os pecados daquela igreja. É lindo e confrontador!
A igreja autêntica –
John Stott (Ultimato)
Stott é de um
brilhantismo fora de série. Ele escreveu este livro já em avançada idade, mas
isso não o impediu de falar a todas as idades. Como eu já disse sobre ele um
dia, em certos momentos ele se parece com o bispo primaz numa reunião da
denominação, com a Bíblia em uma mão e o Livro de Ordem na outra; em outros
momentos ele se parece com um pastor de uns vinte e poucos anos, usando jeans e
All Star e falando para jovens numa célula; e em outros momentos, Stott parece
o pastor velhinho, manso e firme, pregando de toga por uns breves minutos numa
catedral. É um livro que me deu muitas ideias e me provocou muito.
Evangelismo: uma coisa que você não
pode fazer no céu – Mark Cahill (Shedd Publicações)
Apesar de ter um cheiro
meio arminiano, o livro é muito bom. Cahill ressalta a necessidade do
testemunho verbal da fé no Senhor Jesus e relembra que evangelismo é uma tarefa
para ser realizada por nós aqui, e tão-somente aqui, na terra. Ele derruba
alguns mitos sobre evangelismo, corrige alguns conceitos errôneos, anula
desculpas e apresenta ações práticas a serem utilizadas. A leitura é muito
agradável, fluente e conta com muitos relatos vividos pelo autor que enriquecem
muito a obra, além de servirem de encorajamento a um evangelismo ousado e
diligente. Leitura recomendadíssima!
Liderança e integridade
– Ronaldo Lidório (Editora Betânia)
Mais livro do estilo
“pedrada”! Gosto muito do Pr. Ronaldo Lidório. Homem crente, temente ao Senhor,
que não é daqueles que simplesmente é “pop” e não é exemplo a ser seguido.
Costumo dizer, lembrando as palavras de Pr. Jeremias referindo-se ao Pr.
Antônio Elias, que Ronaldo Lidório em pé já é um sermão bom. No livro ele trata
de alguns aspectos muito importantes concernentes ao caráter do líder cristão.
Alguns pontos tratados são humildade, dependência, confiança e integridade.
Mais um que deve ser lido, pelo menos, uma vez por ano.
Quem você pensa que é?
– Mark Driscoll (Mundo Cristão)
Mais um do Driscoll.
Este livro é fruto de uma série de exposições que ele fez na Mars Hill Church
sobre o livro de Efésios. Como já disse, gosto muito do jeito de Driscoll
escrever. É fluente, bem-humorado, claro, bíblico. Gostei bastante da divisão
que Driscoll fez do livro. Na percepção do autor, o livro de Efésios trata da
nova identidade que o cristão tem em Cristo Jesus. Partindo disso, ele aponta
um aspecto dessa identidade a cada perícope explorada. Além da ótima exposição
do texto bíblico, as aplicações dele são muito propícias. Parafraseando o que
meu amigo Maicon disse sobre o “A Cruz do Rei”, não vou pregar no livro de
Efésios sem, antes, ler o que Driscoll escreveu. Excelente!
Outros três livros que
não entraram na lista, mas que são dignos de serem mencionados são os
seguintes:
- Por que sou cristão (John Stott, Ultimato);
- Homens sábios (John Crotts, Fiel);
- Deus é santo! (R. C. Sproul, Fiel).
Espero que a lista te
encoraje a ler estes e, com certeza, a ir além deles.
N’Ele, que nos deixou
“O Livro dos livros”,
Arthur
Algumas listas que já vi por aí... (vou atualizando sempre que eu achar uma nova):
Algumas listas que já vi por aí... (vou atualizando sempre que eu achar uma nova):
Oi Arthur, Parabéns pelo blog!! Amei a lista dos melhores livros de 2014! Amo livros que se baseiam na Palavra de Deus.
ResponderExcluirGostaria de saber sua opinião sobre Brennan Manning. Eu não gosto.
Que Deus continue te abençoando abundantemente!
Sílvia, grato pela visita e comentário no blog.
ResponderExcluirConfesso que nunca li nada de Brennan Manning, mas vi Rev. Augustus, certa vez, não recomendá-lo.
Deus abençoe!
Obrigado por compartilhar suas leituras, as mesmas servem de indicações para nós.
ResponderExcluir