Os 10 melhores livros de 2014

No último ano acabei me esquecendo de fazer esta lista. Este ano não, rs. Confesso que fui tentado a fazer uma lista “Top 15”, mas resolvi manter o “Top 10”, e aí estão os melhores livros que li este ano:

A cruz do Rei – Timothy Keller (Vida Nova)
Como disse meu amigo Maicon, “Nunca mais prego no Evangelho de Marcos sem antes ler o que Tim Keller diz!”. É maravilhoso! Keller é um dos meus autores favoritos, mas neste livro ele se superou. É muito profundo, ao mesmo tempo em que exala simplicidade. Keller uniu, com maestria, doçura e densidade, poesia e argumentação sólida, piedade e teologia. Leia! Leia! Leia este livro!






Morte por amor – Mark Driscoll, Gerry Breshears (Tempo de Colheita)
Driscoll, apesar de suas falhas e polêmicas, será sempre um dos meus autores favoritos. Neste livro ele mostra o porquê. Driscoll escreve fácil, de um jeito leve e cativante. Com o subtítulo “Cartas da Cruz”, este livro apresenta vários aspectos da obra de Cristo em nossa vida. Como o próprio subtítulo deixa claro, Driscoll escreve o livro em forma de cartas. A participação de Breshears, além da consultoria teológica, acontece no final de cada capítulo, numa seção de perguntas e respostas sobre o assunto tratado.



A fé que nos foi dada, Kevin DeYoung (org.) (Cultura Cristã)
DeYoung é um dos meus autores favoritos (é, é a terceira vez que falo de autores favoritos aqui... rs) e, apesar de não ser um livro só dele, fiquei curioso para lê-lo. A proposta do livro é muito simples e com uma divisão muito lógica. É uma introdução a alguns temas centrais da fé cristã, além de contar com uma introdução à história da igreja e uma seção sobre a relação da fé cristã reformada com assuntos contemporâneos. A lista de autores é de encher os olhos: Darrin Patrick, Greg Gilbert, Tullian Tchividjian, entre outros. Livro muito indicado para ser usado em escolas bíblicas em classes de novos membros e, especialmente, em classes de jovens.


O segredo da vida ao pé da cruz – C. J. Mahaney (Vida)
Esse livro foi uma surpresa desagradável quando o recebi, e maravilhosamente agradável quando li. Eu sabia que era um livro fino quando comprei, mas não que era pequeno em dimensões. Pensei “Ah, livreto não...”. Já que tinha comprado e gosto muito do autor, resolvi ler no mesmo dia que chegou. Grata surpresa! O que tem de pequeno, tem de bom. Mahaney escreve bem demais, é claro nas ideias, muito pastoral e profundamente bíblico. Ele mostra a importância de se viver uma vida tendo a cruz de Cristo como referencial. Assim, ele nos convoca a uma vida centrada, pura e simplesmente, no Evangelho. Vale muito a leitura!


Siga-me – David Platt (Thomas Nelson)
Como diz um pastor amigo, esse é “chicotim de fogo”. Sabe aquele livro que cada página parece um soco na boca? Pois é, nesse livro aí parecem ser três socos e um pontapé. Particularmente gosto de livros assim. Platt convoca-nos a libertar-nos de um cristianismo nominal. Ele ressalta a importância de se viver, de fato, o compromisso do discipulado com Jesus e relembra que seguir a Jesus é muito, mas muito mais do que meramente fazer uma oração dizendo pra Jesus entrar em nosso coração. Ótima leitura!



Um recado para os ganhadores de almas. Horatius Bonar (Vida Nova)
Outro livreto sensacional! Esse é daqueles que precisam ser lidos ao menos uma vez por ano. Bonar exala paixão por Cristo e pelo Reino. Todo o livro é realmente muito bom, mas o capítulo quatro merece destaque especial. Neste capítulo, Bonar transcreve trechos e comenta a confissão dos ministros da igreja da Escócia, na qual confessam os pecados daquela igreja. É lindo e confrontador!





A igreja autêntica – John Stott (Ultimato)
Stott é de um brilhantismo fora de série. Ele escreveu este livro já em avançada idade, mas isso não o impediu de falar a todas as idades. Como eu já disse sobre ele um dia, em certos momentos ele se parece com o bispo primaz numa reunião da denominação, com a Bíblia em uma mão e o Livro de Ordem na outra; em outros momentos ele se parece com um pastor de uns vinte e poucos anos, usando jeans e All Star e falando para jovens numa célula; e em outros momentos, Stott parece o pastor velhinho, manso e firme, pregando de toga por uns breves minutos numa catedral. É um livro que me deu muitas ideias e me provocou muito.


Evangelismo: uma coisa que você não pode fazer no céu – Mark Cahill (Shedd Publicações)
Apesar de ter um cheiro meio arminiano, o livro é muito bom. Cahill ressalta a necessidade do testemunho verbal da fé no Senhor Jesus e relembra que evangelismo é uma tarefa para ser realizada por nós aqui, e tão-somente aqui, na terra. Ele derruba alguns mitos sobre evangelismo, corrige alguns conceitos errôneos, anula desculpas e apresenta ações práticas a serem utilizadas. A leitura é muito agradável, fluente e conta com muitos relatos vividos pelo autor que enriquecem muito a obra, além de servirem de encorajamento a um evangelismo ousado e diligente. Leitura recomendadíssima!


Liderança e integridade – Ronaldo Lidório (Editora Betânia)
Mais livro do estilo “pedrada”! Gosto muito do Pr. Ronaldo Lidório. Homem crente, temente ao Senhor, que não é daqueles que simplesmente é “pop” e não é exemplo a ser seguido. Costumo dizer, lembrando as palavras de Pr. Jeremias referindo-se ao Pr. Antônio Elias, que Ronaldo Lidório em pé já é um sermão bom. No livro ele trata de alguns aspectos muito importantes concernentes ao caráter do líder cristão. Alguns pontos tratados são humildade, dependência, confiança e integridade. Mais um que deve ser lido, pelo menos, uma vez por ano.


Quem você pensa que é? – Mark Driscoll (Mundo Cristão)
Mais um do Driscoll. Este livro é fruto de uma série de exposições que ele fez na Mars Hill Church sobre o livro de Efésios. Como já disse, gosto muito do jeito de Driscoll escrever. É fluente, bem-humorado, claro, bíblico. Gostei bastante da divisão que Driscoll fez do livro. Na percepção do autor, o livro de Efésios trata da nova identidade que o cristão tem em Cristo Jesus. Partindo disso, ele aponta um aspecto dessa identidade a cada perícope explorada. Além da ótima exposição do texto bíblico, as aplicações dele são muito propícias. Parafraseando o que meu amigo Maicon disse sobre o “A Cruz do Rei”, não vou pregar no livro de Efésios sem, antes, ler o que Driscoll escreveu. Excelente!


Outros três livros que não entraram na lista, mas que são dignos de serem mencionados são os seguintes:
  • Por que sou cristão (John Stott, Ultimato);
  • Homens sábios (John Crotts, Fiel);
  • Deus é santo! (R. C. Sproul, Fiel).


Espero que a lista te encoraje a ler estes e, com certeza, a ir além deles.


N’Ele, que nos deixou “O Livro dos livros”,


Arthur

Algumas listas que já vi por aí... (vou atualizando sempre que eu achar uma nova):

Comentários

  1. Oi Arthur, Parabéns pelo blog!! Amei a lista dos melhores livros de 2014! Amo livros que se baseiam na Palavra de Deus.
    Gostaria de saber sua opinião sobre Brennan Manning. Eu não gosto.
    Que Deus continue te abençoando abundantemente!

    ResponderExcluir
  2. Sílvia, grato pela visita e comentário no blog.

    Confesso que nunca li nada de Brennan Manning, mas vi Rev. Augustus, certa vez, não recomendá-lo.

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por compartilhar suas leituras, as mesmas servem de indicações para nós.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Você é livre para expressar sua opinião aqui. Fique à vontade para críticas, sugestões, elogios, etc. Contudo, faça o favor de usar um vocabulário que seja condizente com um modo de vida cristão. Comentários anônimos serão publicados, mas não me obrigo a respondê-los.

Postagens mais visitadas deste blog

O que fazer em meio à crise? - Miquéias 7:7

Sobre José, caráter e presença de Deus

E se Jesus não tivesse nascido?